É em 1999 que o grupo Tá na Rua opta por se estruturar como uma ONG, dando surgimento ao Instituto Tá Na Rua para as Artes, Educação e Cidadania – formalização legal e jurídica do grupo, criada para, como imenso guarda-sol, amparar e dar unidade a todas as atividades que este desenvolve e que, na realidade, são como focos de desenvolvimento unidos pelo processo de trabalho, que é o mesmo em todos eles.
O Instituto é, portanto, uma instituição sem fins lucrativos, constituída pelos seguintes setores: o Grupo de Teatro Tá Na Rua (produção artística); o Centro Cultural Casa do Tá Na Rua, sede das oficinas teatrais e de outras atividades culturais do grupo; a Escola Carioca do Espetáculo Brasileiro (passagens de saber e pesquisa teatral); o Fórum de Arte Pública (cidadania); o Escritório de Administração e Produção. Abriga, além disso, o Acervo Tá Na Rua – Centro de Memória e Documentação do grupo, onde se encontram todos os registros documentais.
Para além de ser essa figura jurídica, porém, o Instituto Tá Na Rua é a materialização de um pensamento mais amplo e que diz respeito ao desejo do grupo de ter condições de maior organização de seu trabalho, com uma estrutura melhor definida e que traduza as necessidades e capacidades que sua prática propõe e necessita, para seu bom desenvolvimento. Desejo que surge ainda nos seus primeiros anos de existência, na década de 1980, quando o crescimento das oficinas e das apresentações na rua fez surgir o anseio de abandonar a simples configuração de um grupo e ter uma estrutura maior que possibilitasse a criação de uma escola de teatro.
Concebido a partir do mesmo pensamento que estrutura os trabalhos do grupo Tá na Rua, o Instituto é um centro de investigação teatral que visa desenvolver e formar atores que além de conhecerem seu ofício, possam também construir e emitir suas opiniões sobre as questões concernentes ao ser humano e à sociedade, uma vez que pensamos em um teatro que, assim como o mundo, está sempre em movimento, em transformação. Há portanto necessidade de que este ator esteja em contato permanente com a realidade que o cerca, refletindo e desenvolvendo uma opinião sobre ela, para poder interferir de forma consciente, estética e ética, na transformação dessa mesma realidade e de si próprio. Um ator que aprenda a exercer não somente seu ofício, mas também sua cidadania; um ator atento e preocupado com as evoluções sociais: um Ator Cidadão!
Cabe ainda ao Instituto a busca por estabelecer como linha mestra dos trabalhos outros pontos essenciais inferidos no pensamento de Amir Haddad, seu orientador, como a importância de se fortalecer o coletivo, a presença do humor, a busca e o repasse dos conhecimentos adquiridos.
Sua privilegiada localização geográfica, em meio à efervescência cultural da Lapa, e seu propósito de intervenção pública no espaço urbano conferem ao Instituto Tá na Rua para as Artes, Educação e Cidadania a dimensão de patrimônio vivo da cultura brasileira, resgatando elementos de nossa tradição cultural, (re)construindo a memória coletiva dos ritos e festas populares, em sintonia com a vida e com a história contemporânea.